Conheça Jeff Buckley - Aclamado por fãs e artistas, sua obra continua inspirando músicos ao redor do mundo

Jeffrey Scott Buckley, (17 de novembro de 1966 -
26 de maio de 1997)
"I love anything that haunts me and never leaves" (Jeff Buckley)

  Considerado pelos críticos uma das mais promissores revelações musicais de sua época, o cantor, compositor e guitarrista norte-americano, Jeff Buckley fez da música sua vida. 
   Um dos principais problemas encontrados pelo músico em sua trajetória foi a comparação com o pai, claramente notável no show tributo a ele, onde conheceu Gary Lucas, ex guitarrista da banda Captain Beefheart, com quem formou a banda Gods and Monsters e realizou performances ao vivo, até decidir abandonar o projeto e seguir carreira solo. 
    Foi em 1992 que Jeff Buckley assinou com a Columbia Records e gravou seu primeiro e único álbum solo em estúdio. O álbum Grace, contém uma das versões mais populares da música “Hallelujah” de Leonard Cohen e é caracterizado pela voz única de Buckley, combinada com melodias leves e letras tocantes e sentimentais. 
   Assim que lançado o álbum, em 1994, artistas como Paul McCartney e Chris Cornell realizaram excelentes críticas a respeito da obra e do cantor, assim como Bono Vox “Jeff Buckley é uma gota cristalina num oceano de ruídos.” Ao contrário da expectativa, a longa turnê de 2 anos do álbum não vendeu muito bem, já que a música de Buckley era considerada leve demais para as rádios alternativas e pouco comercial para rádios FM. 
Capa do filme Greeting from
Tim Buckley, lançado em 2012.
    Baseado na vida da lenda, foi lançado em 2012, o filme Greeting with Tim Buckley (Saudações a Tim Buckley, em português), dirigido por Daniel Algrant e estrelado por Penn Badgley, que relata a jornada do cantor. “Sensível, filme de excelente elenco sobre pai e filho músicos onde emoção e música encontram-se perfeitas” disse Deborah Young, do The Hollywood Reporter, que também acrescentou elogios aos Penn Badgley (intérprete de Jeff Buckley) destacando sua “forte presença na tela” e “energia sedutora”. Os elogios a Badgley foram completados pela Rolling Stone que afirma que o ator faz “uma impressionante transformação como Jeff”. Confira o trailer do filme clicando aqui.
   Ainda que ausente fisicamente, Buckley continua conquistando milhares de fãs e recebendo crédito por influenciar artistas como Radiohead, Coldplay e Muse.