Distrações podem ser aliadas de boas decisões

     Segundo pesquisa realizada por psicólogos americanos, a melhor maneira de tomar uma boa decisão é “desencanar”. Reservar um tempo pra ouvir uma boa música, assistir a um filme e ocupar a mente com algo legal, é o que pode definir uma boa escolha. 
     O estudo foi concluído após dividir 27 pessoas em três grupos, onde descreveram as características de quatro carros. O primeiro grupo, deveria escolher na hora qual a melhor opção, o segundo, teve que pesar os prós e contras antes de decidir e o terceiro, ao invés de focar na decisão, realizar alguns exercícios de memorização. Os resultados mostraram que o grupo de distraídos, tomou a decisão mais sábia. 
     Durante todo o teste, os voluntários passaram por exames de ressonância magnética e foi assim que os pesquisadores descobriram que, mesmo quando se está distraído, parte do cérebro responsável pelo aprendizado de novas informações, continua ativa por mais uns 2 minutos. Assim, inconscientemente, o indivíduo ainda analisa qual decisão deve tomar. 
    A grande vantagem é que o inconsciente age de forma mais eficiente na hora de fazer a análise de todos os detalhes da situação. É o que diz David Creswell, líder da pesquisa “Sua mente consciente tem uma capacidade mais restrita - só pode pensar em algumas características de uma vez. Mas seu inconsciente não tem essa restrição e consegue pesar toda a informação relevante de uma vez, de forma mais eficaz”.

Via The Body Odd