Pulmão não é o único afetado com cigarros - Tabagismo prejudica o cérebro e aumenta risco de demência

    Ao contrário do que se pensa, não é apenas o pulmão que perde quando se acende um cigarro. Segundo dados de pesquisa realizada pela Universidade King's College, em London, os fumantes sofrem mais na hora de aprender coisas novas, memorizar e raciocinar. 
    Mais 8,8 mil pessoas foram convidadas para os testes e nestes, tiveram de memorizar novas palavras e nomes, ou citar a maior quantidade possível de animais em um minuto. Eles refizeram as atividades quatro e oito anos depois. Com os resultados, foi possível concluir que os fumantes foram mais prejudicados do que os não fumantes. Fatores como obesidade e pressão alta, também atrapalham a capacidade cognitiva do cérebro, porém não chegam a prejudicar tanto quanto o cigarro. 
  "Pesquisas anteriores já relacionaram tabagismo e hipertensão arterial a um maior risco de declínio cognitivo e demência” diz Dr. Simom Ridley, da Alzheimer Research do Reino Unido.

Via BBC UK

2 comentários:

  1. Esse é o preço da liberdade, onde fumar não é proibido, mas certas pessoas desprovidas de bom senso, prejudicam os demais. A ética da alteridade e do cuidado é algo que precisamos urgentemente retomar nas nossas relações.

    ResponderExcluir
  2. Sem contar nos lugares publicos em que nao tem espaço para os fumantes e mesmo assim eles insistem em fumar. Alem de prejudicar a propria saude prejudicam a do nao fumante que e obrigado a inalar sua fumaça. Falta de respeito!

    ResponderExcluir