Tempo de despertar - Filme traz tocante história verídica sobre experiência de neurologista no tratamento de pacientes crônicos

     Baseado na experiência do neurologista, biólogo, escritor e químico amador Oliver Wolf Sacks, descrita no livro Awakenings (1973), o filme relata a história do médico pesquisador que acaba tendo que trabalhar na ala de doenças crônicas em um hospital neurológico em Brox, no ano de 1969. 
Capa do filme lançado em 1990,
 nomeado em diversas
premiações.
    No filme, o neurologista é interpretado por Robin Williams e leva o nome de Malcom Sayer, que em seu primeiro dia no hospital, se depara com pacientes aparentemente catatônicos, porém, diferentemente dos outros médicos, Dr. Sayer acredita que todos encontram-se “adormecidos” e começa a desenvolver estímulos para os pacientes. 
    Apaixonado pela pesquisa, o tímido neurologista investiga os casos e descobre a encefalite letárgica no histórico de todos os pacientes e resolve tratá-los com a droga recém desenvolvida na época, L-DOPA, feita especificamente para pacientes com Mal de Parkinson.
     Ao levar o assunto ao diretor do hospital, Dr. Sayer tem que fazer a escolha de medicar apenas um paciente ao tratamento. Sem exitar, o médico escolhe o paciente Leonard Lowe (Robert de Niro) que para a surpresa de todos, responde ao tratamento e se recupera, encorajando o médico a administrar L-DOPA no restante dos pacientes. Imediatamente, os pacientes "despertam" e mostram-se ansiosos em recuperar o tempo perdido. Porém, infelizmente, Lowe passa a apresentar estranhos e perigosos efeitos colaterais, o que preocupa Dr. Sayer e os portadores da doença que recebem dosagem da droga. 
Robin Williams (Dr. Sayer) e Robert de Niro (Leonard Lowe).
      Além de mostrar parte da experiência médica, o filme, de maneira profundamente tocante, traz uma mensagem capaz de levar a reflexões sobre o aproveitamento do tempo e a valorização da vida, recebendo nomeações para três Academy Awards, incluindo melhor imagem, melhor adaptação e melhor ator, para Robert De Niro. Robin Williams também foi nomeado para o 48º Golden Globe Awards para melhor ator em filme de drama. 
     Conhecida também como “doença do sono”, a encefalite letárgica virou epidemia depois da Primeira Guerra Mundial principalmente na Europa e na América do Norte, afetando cerca de um milhão de pessoas, levando a morte, quase metade delas. Durante décadas, os doentes encontravam-se entre o sono profundo e um estadio de vigília entorpecido. A doença é uma forma atípica de encefalite onde as causas são desconhecidas e provoca letargia e tremores o que é chamado de parkinsonismo pós encefalítico. Além disso, é notável a presença de sintomas como movimentos anormais do globo ocular, perda de fala, atrofia muscular, catatonia e psicose.
     Confira trecho do filme clicando aqui